SALVA CARGA S.O.S. 24 HORAS
APRESENTAÇÃO
Sou Valdir Ribeiro de Farias, Comissario de Avarias nº 350 na FENSEG e tambem Regulador de Sinistros credenciado pela mesma FENSEG.
Atuo com Sinistros de Transportes desde 1975, com passagens por Seguradoras e Reguladoras de Sinistros.
Possuo diversos Cursos Profissionalizantes ministrados pela ENS.
Publico artigos na internet desde 2002 sobre Sinistros. Inclusive, divulguei em 1993 o Manual do Importador, sobre o que fazer em caso de Sinistro de Transportes, quanto a ressalva no CTRC e Protesto Legal.
O SINiSTRO NÃO É MISTÉRIO!
Para a Logística e o Setor de Seguros, o Sinistro de Transporte não é um mistério, mas sim apenas um Risco calculável e gerenciável.
A ocorrência de sinistros no transporte não é um mistério, mas um evento complexo com causas identificáveis e gerenciáveis. Compreender a natureza desses incidentes é fundamental para a prevenção e para o setor de Seguros.
Os sinistros de transporte referem-se a qualquer evento que resulte em perda, dano ou prejuízo à carga durante o trajeto (rodoviário, aéreo, marítimo ou ferroviário).
O "mistério" que pode cercar um caso específico geralmente decorre da dificuldade em determinar a causa exata ou a responsabilidade após o fato, mas as causas subjacentes são bem conhecidas e documentadas:
Principais Causas de Sinistros de Transporte
As ocorrências podem ser divididas em algumas categorias principais:
- Acidentes de Trânsito: Colisões, capotamentos, tombamentos e abalroamentos causados por falha humana (excesso de velocidade, desatenção, fadiga), condições climáticas adversas ou problemas mecânicos do veículo.
- Roubo e Furto de Carga: Um dos maiores problemas no Brasil, envolvendo desde o furto simples até o roubo à mão armada.
- Geralmente associado à falta de segurança nas rotas, planejamento de viagens e monitoramento ineficiente.
- Avarias na Carga:
- Danos causados por manuseio inadequado (durante carga e descarga), embalagem deficiente, acondicionamento incorreto da mercadoria no veículo ou oscilações de temperatura em cargas sensíveis [1].
- Catástrofes Naturais:
- Eventos como enchentes, deslizamentos de terra, vendavais ou incêndios que fogem ao controle dos transportadores.
- Falhas Operacionais:
- Erros administrativos ou logísticos, como documentação incorreta, atrasos que causam a perda de produtos perecíveis ou entrega no local errado.
Gerenciamento de Riscos e a Indústria de Seguros
A indústria de Seguros de carga existe especificamente para mitigar o impacto financeiro desses "mistérios".
As Seguradoras utilizam Gerenciamento de Riscos para analisar dados históricos e identificar padrões.
Isso permite a implementação de medidas preventivas, como:
- Rastreamento e monitoramento de veículos;
Definição de rotas seguras (gerenciamento de rotas);
Treinamento de motoristas;
- Exigência de embalagens adequadas.
Portanto, embora um sinistro individual possa parecer um evento inesperado para o proprietário da carga, para a logística e o setor de Seguros, ele é um risco calculável e gerenciável.
Fonte> internet/IA
A SEGURADORA PAGOU O SALVAMENTO DA CARGA, MAS APÓS A REGULAÇÃO DO SINISTRO ELA NÃO INDENIZOU, porque viu que o Importador concedeu DDR ao Transportador Rodoviário para ter desconto no Frete!
O IMPORTADOR ADERIU AO CONTRATO DE SEGURO, QUE EXIGIA A CONTRATAÇÃO DE APÓLICE DE SEGURO DE RCTR-C E DE RC-DC POR PARTE DO TRANSPORTADOR!
Trata-se de Carga-Projeto, uma máquina fabricada no Japão, destinada â Industria nacional de petróleo.
A Importancia Segurada superou US$ 8 milhões.
O Limite de Responsabilidade da Seguradora no percurso terrestre complementar à viagem maritima foi de US 2 milhõs, apenas
No trajento rodoviário a 40 kms do Porto do Rio deJaneiro, 5 pneus da carreta Dolly foram atingidos por chamas, as quais se propagaram para a aembalagem da máquina e pra ela, também!
Os prejuízos estimados inicialente em US$ 4 milhões, foram reduzidos para menos de US$ 1 milhão.
A Transportadora fez o resgate de forma eficiente!
As operações de guindaste no local de reparos tiveram a Cobertura do Seguro, por exigencia deste Comissário de Avarias!
Um lote no valor superior a US$ 2 mihões composto por Defensivos Agricolas importado, acondicionado em tambores metálicos, foi roubado junto com o caminhão no depósito da Transportadora em Santos/SP, onde havia apenas um Vigia esarmado. A Policia MAilitar localizou a carga em um sitio no interior de São Paulo, a qual foi entregue ao Importador, incólume!
O Importador não conseguiu contratar Apólice de Seguro de Transporte Internacional para a carga de Vidros flotados..., importas do México ,acondicionada em 2 containeres tipo Open Top, com excesso de altura. 1 deles sofreu PT, por choque no Terminal Portuário de descarga do navio!